O nosso objetivo principal foi facilitar o trabalho da operação de uma dobradeira através da automação.
Adaptamos uma régua linear em uma estrutura metálica, com sensores de fim de curso para não passar da medida que é de 300 mm. Terá também um motor de passo, para obter maior precisão na medida, controlado para girar milímetros por milímetros. A medição é feita pela régua fixada na mesa, e essa mesa será movimentada por um fuso de Ø10mm no centro e com dois guias na lateral com uma largura de 600mm.Também através de um painel elétrico contendo um indicador digital, para indicar a medida que esta sendo ajustado. Seu comando é acionado por duas botoeiras de pulsos, uma que avança sentido “x” e a outra em sentido “y”. Todo este trabalho será programado em um drive, que é usado para programar o motor de passo.
Uma grande vantagem deste projeto, é conseguir uma melhor precisão nas medidas, reduzindo o tempo do setup da máquina. Mas com isto aumentará o consumo de energia o custo dos materiais e necessitará de uma manutenção qualificada e especifica, pois será controlado por microcontroladores.
Conseguimos adquirir vários conhecimentos através da escola com o suporte André “Peixe”, e do prof. Robson e também de empresas que trabalham com usinagem FERMADI; e de empresas onde compramos os materiais, a KALATEC Automação.
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bom projeto !!
ResponderExcluirVizando facilitar um processo !
é isso aí !!
Vcs estão de Parabens...
ResponderExcluircorrigindo.. FERMAD, sendo o correto FERMADI
Qualquer ajuda estou a disposição
www.fermadi.com.br
simey@fermadi.com.br
Corrigido Campeão FERMADI
ResponderExcluir